O prazer da descoberta – Paulo H. Souto Maior

Research stories from around the world

O prazer da descoberta – Paulo H. Souto Maior

English Translation

Acho que minha história na pesquisa começa do meu fascínio pela descoberta. A curiosidade em saber como as coisas funcionavam, ou porque se deu início com as leituras na antiga enciclopédia Barsa. Na universidade esse desejo se ampliou, e nas ciências da comunicação, descobri que poderia estudar muitos fenômenos, muitos temas, através das suas mais diversas mediações em diferentes mídias.  Na graduação, fui aluno de iniciação científica e tive contato com o rigor acadêmico, a forma característica de escrever e a importância que o cuidado na argumentação e na apresentação de evidências poderia ter na adesão às ideias científicas que eram criticadas ou corroboradas.

Meu mestrado em linguística aplicada tinha na linha de linguagem e tecnologia a base do meu principal interesse na ciência e em sua capacidade de criar técnicas, soluções e tecnologia. Analisei a forma como a Wikipédia se organiza em comunidade de prática e pude me interessar cada vez mais pelo método científico e as mais diversas formas de se buscar uma resposta. 

No doutorado, mantive o interesse na tecnologia e dessa vez, ligado ao marketing social procuro promover ações e comportamentos que incentivem o bem-estar da sociedade, através do uso de soluções tecnológicas para promover a doação voluntária de sangue.  Gosto muito do que faço, sinto a ansiedade da incerteza, a frustração do fracasso, a desmotivação da falta de respostas, mas ao mesmo tempo, o desejo do sucesso, o sentimento de estar contribuindo para algum propósito, a alegria da descoberta, são coisas que fazem o trabalho ser recompensado.

Evento Moodle Moot, com alguns amigos e trabalhando com gamificação com o Moodle.

Pelo que você é apaixonado?

Tecnologia e interação homem-máquina. A forma como as tecnologias são utilizadas por seres humanos é muito fascinante para mim.  What has been your greatest achievement to date?  Coordenei o desenvolvimento de uma solução que mapeou os locais com acessibilidade na minha universidade em um mapa 3d bem bacana. 

Qual é o seu objetivo a longo prazo? Seu futuro preferido?

Gostaria de atuar com a metodologia da Design Science Research. Para trazer a pesquisa à campo e conquistar a relevância de pesquisa que tanto admiro.

_____________________
Paulo H. Souto Maior 
http://paulohsms.com/

Leave a Reply

Your email address will not be published.